06/04/2023

Oil Fantasy: Descreva mais, Role menos!

Informativo: Quando comecei a escrever esse artigo ainda não havia o Manifesto Oil Fantasy e eu comecei a escrever apenas com um repertório de vivências minhas nos jogos de Biergotten e com os episódios de podcast e o artigo escrito no zine Anão Flamejante. Talvez minhas opiniões possam estar defasadas, mas optei por manter a ideia inicial do artigo como essa mesma.

O artigo de hoje tem uma proposta levemente diferente... Eu vou deixar as minhas interpretações sobre o que eu entendo, inicialmente como o Oil Fantasy... 

O Oil Fantasy é um movimento que surgiu no podcast Café com Dungeon, do regra da casa, onde, a ideia inicial era propor um jogo de rpg como uma contemplação dos eventos que acontecem ao invés de simplesmente algo super mecânico de rolagem de dados.

A ideia original me ganhou quando eu joguei minha primeira sessão de Biergotten e tive esse primeiro contato com a proposta do Oil Fantasty pessoalmente. Nessa sessão houveram pouquíssimas rolagens pois tudo que precisamos ou queriamos fazer podia ser facilmente resolvido usando as descrições e os elementos narrativos que o mestre colocou ao nosso favor.

O que eu entendo da proposta Oil Fantasy é justamente essa... As descrições são a parte mais importante do jogo. Mas se engana quem acredita que essas descrições são super detalhadas. Imagine que você vá visitar uma exposição de arte e logo nos primeiros minutos se depara com um grande quadro. No primeiro momento, você não tira muitas informações daquilo, mas, ao passar mais tempo investigando cada detalhe, cada traço, cada elemento desse quadro, olhando mais de perto, você consegue ter interpretações muito maiores sobre aquela obra. Assim é o Oil Fantasy: o mestre te dá uma descrição "vaga" sobre algo, contendo apenas elementos que são captados à primeira vista e cabe a você, jogador, explorar mais essa cena, pedindo informações. "O que eu consigo ver no teto da caverna", "É possível identificar se há umidade nas paredes", perguntas assim fazem com que o mestre aumente o nível de descrição dessa cena para que as melhores decisões sejam tomadas.

Um outro ponto onde a descrição e intenção é mega importante é no momento dos combates. A ideia principal do Oil Fantasy é o combate como Guerra... Os combates precisam ser evitados a todo custo, mas, quando se entra em um combate você precisa acabar o mais rápido possível, com ideias inteligentes que te façam conseguir a vitória rápida. O combate em Oil Fantasy, não é apenas algo mecânico em que você faz uma rolagem compara com um valor e faz outra rolagem para diminuir os pontos de vida do alvo, as descrições podem acabar com o combate em uma rolagem. "Eu quero mirar o punho em que meu oponente segura a espada", um movimento simples, que, se acontecer como planejado, desarma seu oponente e pode acabar com aquele combate. E a melhor parte: Tudo isso é negociado, e as negociações são claras, no exemplo acima o mestre pode te responder “beleza, o punho é um alvo pequeno, você consegue acertar com 15 ou mais no dado para desarmar e se tirar 20 arranca a mão do oponente, mas se errar seu golpe te deixa exposto e ele te acerta com certeza”. Nesse momento cabe ao jogador ponderar se vale a pena o risco ou se toma uma ação menos arriscada para seguir aquele combate.

Então, essa é a ideia principal do Oil Fantasy, o foco nas descrições para a resolução das cenas através de uma contemplação da cena geral, é isso que faz com que o jogo possa fluir de forma bastante positiva. A experiência em Oil Fantasy com certeza é bastante diferente de outras experiências de jogo, mas pode acabar divertindo bastante aqueles que têm a mente aberta para novas propostas de jogo.

Eu não vou me alongar tanto, essa era apenas a minha visão inicial sobre esse formato e hoje em dia já existe bastante material para ler sobre essa proposta, sendo escritos pelos próprios criadores da proposta em si, então é isso, fiquem ligados para mais e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Masmorrinha: Um mini guia para mini masmorras

 Salve, pessoal! Antes de começar, eu gostaria de fazer essa introdução dizendo que esse artigo que escrevo agora é totalmente inspirado no ...